terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


CONFUSÃO

Suspeito confessa participação e alega que tiro contra torcedor foi acidental

José Carlos Feitosa Barreto, de 37 anos, está preso na sede do DHPP, no Recife

19/02/2013 18:15 - MARCÍLIO ALBUQUERQUE, com informações de EDWARD PENA, da Folha de Pernambuco
Diego Nigro/Folha de Pernambuco
 Foi apresentado pela Policia Civil, na tarde desta terça-feira (19), José Carlos Feitosa Barreto, conhecido como "Mano", de 37 anos, principal suspeito do incidente ocorrido na noite do último sábado (16), na avenida Rosa e Silva, bairro dos Aflitos, que terminou com um torcedor do Náutico baleado na cabeça.
    José Carlos foi intimado a prestar depoimento na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Imbiribeira, onde após a apresentação de evidências, confessou que realmente atingiu Lucas de Freitas Lyra, de 19 anos, com um disparo de revolver, calibre 38, que portava no momento do incidente.
    Gestores da Polícia Civil comentam o caso
    Mano afirmou que trabalha como controlador de tráfego para uma empresa de ônibus do Recife, atuando como prestador de serviço e sendo convocado eventualmente, apenas quando existe aumento no fluxo de veículos, principalmente em dias de jogos. O homem afirmou ainda, que sua função era exclusivamente coordenar o embarque e desembarque de passageiros, além de evitar a depredação dos coletivos, não estando autorizado a trabalhar armado.
    De acordo com Joselito Amaral, diretor das unidades especializadas da Polícia Civil, o suspeito alegou que o tiro foi acidental, já que a arma teria disparado no momento em que ele tentava controlar a ação de vandalismo, iniciada por torcedores. “Ele contou que os jovens estavam atirando pedra contra ele e uma confusão foi iniciada. José Carlos estava armado e revidou a agressão com coronhadas na cabeça dos rapazes. A vítima teria se aproximado e tentado impedir a ação, quando, segundo ele, a arma disparou”, relatou.
    O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, parabenizou o trabalho da polícia, que atuou de forma conjunta para desvendar o caso. “Em menos de 48 horas o acusado já está preso, mostrando que não podemos tolerar casos de violência deste porte”, ressaltou.
    Preso no bairro de Nova Descoberta, por força de um mandado temporário, José Carlos está sendo indiciado por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. “A investigação deve seguir, para averiguação de outros critérios, entre eles o possível envolvimento de outras pessoas no crime”, afirmou Paulo Furtado, delegado à frente do caso.
    O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), afirmou, através de sua assessoria, que algumas empresas efetivamente mantém esta prática de contratação de funcionários, de acordo com a demanda. A entidade ainda deverá se manifestar oficialmente sobre o ocorrido. Em contraponto, o Grande Recife Consórcio de Transportes, disse desconhecer toda a sistemática adotada e deve divulgar uma nota sobre o assunto, em breve.
    De acordo com o último boletim médico, divulgado pelo Hospital da Restauração, Lucas Lyra segue internado em estado grave, onde permanece sedado e respirando com a ajuda de aparelhos. O autor do disparo permanecerá na sede do DHPP, até que sua presença seja necessária para compor as peças do inquérito. O suspeito deve ser posteriormente encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário