segunda-feira, 25 de março de 2013


Construção da barragem Ingazeira inicia nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (25/03), a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, inauguram, em Serra Talhada, os primeiros 118 km da Adutora do Pajeú. Esta primeira etapa evitou o colapso de água na cidade, em janeiro, e já beneficia cerca de 90 mil moradores do município.  No evento, também será assinada ordem de serviço da Barragem Ingazeira.
barragem_ingazeira
A Barragem Ingazeira, que acumulará um volume de água de 48,7 milhões de metros cúbico, vai levar água para consumo, irrigação, turismo e piscicultura para as famílias dos municípios de Ingazeira, São José do Egito, Tabira e Tuparetama. Mais de 36 mil pessoas serão atendidas. As obras da barragem, com investimento de R$ 42 milhões, terão início a partir desta segunda-feira, com a assinatura da ordem de serviço em Serra Talhada. O empreendimento vai ampliar o potencial de irrigação da região em mais 522 hectares, o que deve gerar cerca mil empregos diretos e três mil empregos indiretos.
laboratorio_cachoerinha
Laboratório Central da CEC instalado nas terras da barragem
A construção da referida barragem permitirá, também, a produção de pescado da ordem de 150 ton/ano. A perenização do rio à jusante proporcionará a irrigação individual às margens do rio e o abastecimento de água a populações difusas.
A Ingazeira foi licitada pela primeira vez em 1998. Mas a construtora vencedora, a Ikal, foi afastada das obras por estar envolvida, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), em irregularidades na construção do Fórum Trabalhista de São Paulo.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário