quarta-feira, 9 de abril de 2014

Dnocs homologa licitação do Sistema Adutor do Pajeú. Ordem de serviço deve ser assinada por Dilma em Afogados da Ingazeira

Adutora do PajeuA Coordenadoria Estadual do DNOCS, em Pernambuco (CEST/PE), homologou o resultado da licitação para a execução das obras e serviços de construção da 2ª etapa do Sistema Adutor do Pajeú, a ser implantada nos estados de Pernambuco e Paraíba.
A obra da 2ª etapa vai atender com água potável uma população de 229 mil habitantes, distribuídas em 14 sedes municipais, dois distritos de Pernambuco e oito sedes municipais da Paraíba.
A empresa MRM Construtora Ltda, foi vencedora do processo licitatório com a proposta de R$88,5 milhões, recursos a serem empenhados para a contratação da obra que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A coordenadora da CEST/PE, Rosana Bezerra, informa que a obra foi licitada na modalidade Regime Diferenciado de Contratações (RDC).
A ordem de serviço para início da obra da 2ª etapa da Adutora do Pajeú deverá ser assinada pela presidente Dilma Rousseff, em solenidade no município de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco, quando será também inaugurada a 1ª etapa do Sistema Adutor do Pajeú.
O diretor de Infraestrutura Hídrica do DNOCS, Glauco Mendes, informa que já recebeu solicitação da Casa Civil da Presidência, sobre as obras do DNOCS, a serem inauguradas ou lançadas com a presença da presidente Dilma e indicou data para o evento da Adutora do Pajeú, a ser encaixado na agenda presidencial.
O chefe do Serviço Técnico da CEST/PE, Jackson Oliveira Carvalho, que presidiu o processo licitatório, informa que aguarda os recursos orçamentários para a contratação da empresa vencedora da licitação.
A 1ª etapa da adutora do Pajeú, já concluída, tem a captação no rio São Francisco, no lago Itaparica, em Floresta, onde é tratada e segue até Afogados da Ingazeira. Este trecho funciona com 196,84 km de adutora e atende com água potável a seis sedes municipais de Pernambuco: Floresta, Serra Talhada, Calumbi, Flores, Carnaíba, Afogados da Ingazeira e ao distrito de Nazaré do Pico, em Floresta.
A 2ª etapa terá 400,4 km de adutoras com diâmetro que varia de 100 mm a 700 mm, que serão alimentadas por duas unidades de captação de água em Betânia e Sertânia no Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O projeto prevê a construção de 13 estações elevatórias e 11 reservatórios de controle com capacidade unitária que varia de 200 m³ a 7.000 m³, além de obras complementares.
Ela vai atender em Pernambuco, as sedes dos municípios de Betânia, Carnaubeira da Penha, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Quixaba, Iguaraci, Ingazeira, Solidão,Tabira, Tuparetama, Santa Terezinha, São José do Egito, Itapetim e Brejinho. No mesmo estado serão atendidos dois Distritos: Tupananci, no município de Mirandiba; e Riacho do Meio, no município de São José do Egito. Na Paraíba, serão atendidas oito sedes municipais: Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Princesa Isabel, Teixeira e Cacimbas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário