quarta-feira, 27 de março de 2013

CUT-PE e Fetape entregam documento à presidenta Dilma Rouseff



Foi entregue, nessa segunda-feira (25), na cidade pernambucana de Serra Talhada, o documento "Diretrizes para a Convivência com o Semiárido" à presidenta Dilma Rouseff. Com representação, respectivamente, em Doriel Barros e Carlos Veras, as entidades Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e a Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), além da entrega, ainda efetivaram o encontro expondo - no discurso de Barros - a atual situação de risco dos sertanejos. 
Durante a entrega, foram enfatizados os problemas vivenciados pelas famílias vítimas da seca, dentre outras iniciativas, o perdão das dívidas contraídas pelos/as trabalhadores/as rurais. Participaram da entrega do documento representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) Articulação no Semiárido (ASA), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que estavam no ato  e estão entre as organizações que assinam as propostas.
DOCUMENTO E SUGESTÕES - Depois de receber as Diretrizes, a presidenta afirmou: “Queria dizer a eles que eu vou encaminhar essa sugestão que eles me fizeram, não só para os meus ministros, mas também nessa reunião do dia 02, lá no Ceará, com todos os governadores sobre a questão da seca”. Comovida, a presidenta ainda citou futuras ações para combater as consequências da seca.
As Diretrizes para a Convivência com o Semiárido foram construídas a partir de uma mobilização envolvendo movimentos e organizações da sociedade civil, encabeçada pela Fetape e a Arquidiocese de Olinda Recife, com o propósito de subsidiar a elaboração de políticas públicas para a convivência com a região. O documento foi entregue a representantes dos governos federal,  estaduais e municipais, no último dia 20, durante um evento que reuniu cerca de 500 pessoas na Universidade Católica de Pernambuco, no Recife.
Elaborado pela sociedade civil, o documento “Diretrizes para a Convivência com o Semiárido" sugere uma melhor distribuição dos recursos hídricos no estado de Pernambuco levando em conta a atual situação de risco. Além disso, o documento enfoca questões como o acesso a terra e regularização fundiária

Nenhum comentário:

Postar um comentário