sexta-feira, 26 de abril de 2013

Senador pede urgência para projeto contra novos partidos. Humberto defende matéria


Da Agência Estado


O líder do PTB no Senado, Gim Argello (DF), apresentou nesta quarta-feira no plenário da Casa um pedido de urgência para votação do projeto de lei que inibe a criação de partidos políticos. Sem alarde, o petebista apresentou as assinaturas necessárias para que a proposta seja apreciada diretamente em plenário. Logo após o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), ter lhe informado que iria analisar se o pedido de urgência iria à votação logo na sessão desta quarta-feira, os senadores contrários ao projeto criticaram a eventual votação da proposta.

A proposta, cuja votação na Câmara dos Deputados foi concluída nesta terça-feira, 23, é vista como uma tentativa de prejudicar a candidatura de prováveis adversários da presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2014. A ex-senadora Marina Silva, que tenta viabilizar seu partido, o Rede Sustentabilidade, não teria direito aos benefícios dos partidos. Sem tempo de TV e acesso à maior fatia do fundo partidário, dinheiro público para manter partidos, a candidatura praticamente se inviabilizaria.

O requerimento de urgência tem de ser aprovado pelo plenário para que o projeto então seja apreciado pelo plenário sem a necessidade de tramitar pelas comissões do Senado.

As restrições às legendas prejudicam ainda o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que articula apoio com o recém-criado Mobilização Democrática (MD), fruto da fusão do PMN com o PPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário